Uma oração pela paz que viu reunidas na catedral católica latina de Santo Alexandre em Kiev algumas centenas de pessoas, juntamente com a Comunidade de Sant'Egidio de Kiev e com um grupo da Comunidade de Roma, localizada na Ucrânia para um congresso.
À oração, presidida pelo bispo católico Latino, Mons. Petro Herkulan Malcuk, teve a participação de representantes das Igrejas Ortodoxas, grego-católica e luterana.
"Somos um pequeno rebanho do Senhor que falamos línguas diferentes, e celebramos de forma diferente, mas juntos nós reconhecemos a voz de Deus que vem ao nosso encontro no momento da tempestade e nos convida a ter coragem", disse o padre Marco Gnavi na sua homilia, seguida pela memória de todos os países afectados pela violência e a guerra. Nestes dias, em que os cristãos orientais celebram a Semana Santa, cai o trigésimo aniversário de Chernobyl.
A oração de Sant'Egidio na igreja de Santo Alexandre, que está a poucos passos da praça Maidan, nunca parou, mesmo nos meses mais difíceis da guerra na Ucrânia, e reúne a cada mês cristãos de todas as confissões para a invocação da paz.
Nos dias anteriores o grupo da Comunidade de Sant'Egidio de Roma teve um encontro com o líder da Igreja grego-católica Ucraniana, o Arcebispo-Mor Sviatoslav Shevchuk. Ele também participou, no grande mosteiro da Lavra das Grutas, na liturgia do Domingo de Ramos, presidida pelo Metropolita de Vyzhgorod e Chernobyl Pavel da Igreja Ortodoxa Ucraniana.
|