Momane é uma localidade do Distrito de Mecuburi em Moçambique.
Estamos numa área muito isolada, que se pode alcançar somente depois de ter percorrido cerca de 15 km por uma estrada estreita e não alcatroada.
Não muitas pessoas vêm para Momane: os transportes públicos, para a população, só chegam uma vez por semana, no dia de mercado. As pessoas devem caminhar até à cidade mais próxima, Mecuburi, para vender os seus produtos. Apenas os sortudos possuem uma bicicleta.
Quando chegar um carro, o que é raro, todo o mundo corre para ver o que acontece.
Assim, quando, a 26 de Maio, chegou a equipa para o registo gratuito dos nascimentos do Bravo!, acorreram em muitos e em poucas horas a notícia espalhou-se também para as localidades mais próximas: podem-se registar de graça os próprios filhos, oferecer-lhes um documento, que um dia será a garantia de poder continuar os estudos, encontrar emprego e exercer o seu direito de.
A equipa do Bravo!, para registar mais crianças em menos tempo, dividiu-se em quatro grupos de trabalho, de modo a evitar que, quem chegar de longe, às vezes depois de uma longa jornada a pé, deva fazer a viagem duas vezes
Além disso, a equipa do registo pode falar com mais calma com as mães e os pais para explicar a importância de registar a criança e os direitos que se seguem
Mas não vêm apenas as crianças: também as mães e até mesmo alguns idosos que nunca foram registados, jovens estudantes da escola.
Tucia é com a sua mãe, e enquanto se faz o registo, a equipa do Bravo! apercebe-se de que é o dia do seu aniversário, completa o seu primeiro ano.
Então se prepara uma pequena festa, sumo e bolachas e todos cantam "Parabéns!!!". O seu primeiro aniversário é realmente importante: possui o registo de nascimento.
clicca sulle immagini per ingrandirle
|
|
|
|
|
|