change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
21 Agosto 2013 | BLANTYRE, MALAVI

"Contamo-vos o nosso verão de solidariedade em África"

Reportagem dos Jovens pela Paz de um oásis de excelência: o centro DREAM em Blantyre

 
versão para impressão
 Também este ano, um grupo de jovens estudantes universitários romanos passou parte de suas férias em Blantyre, segunda maior cidade do Malawi, com crianças acolhidas pelo centro DREAM para a luta contra a SIDA. E eles nos contaram o seu belíssimo verão

“Fomos recebidos como numa grande família pelo carinho e a amizade de muitas pessoas que todos os dias vivem e espalham o espírito da Comunidade de Sant'Egidio no Malawi. 

Mesmo em Blantyre, assim como em muitas outras cidades africanas está activo o programa DREAM. Num país onde muitas vezes é difícil ter água canalizada e eletricidade, o Centro DREAM é um oásis de excelência, ponto de referência e de esperança para muitos. No Centro DREAM nenhum detalhe é esquecido, mas o que o torna único é não só o profissionalismo, mas também a amizade e o carinho de muitos ativistas que cuidam de cada paciente espalhando uma mensagem de esperança pelos bairros de Blantyre.

Todos os dias os nossos activistas andam pelas ruas de Blantyre para visitar, procurar para todos aqueles pacientes que não conseguem chegar ao centro DREAM. Nessas duas semanas juntámo-nos a eles nas "visitas domiciliárias."

Durante uma dessas manhãs conhecemos Owen, uma criança HIV-positiva com 6 anos, mas que parecia muito mais nova porque a doença não permite que ele cresça como as outras crianças da sua idade. Andámos por mais de uma hora para chegar à sua aldeia. Ele vive com sua mãe, que também é HIV-positiva, e a irmã Joan, que felizmente nasceu saudável. O pai não está lá. Abandonou a família logo que descobriu que sua esposa tinha SIDA.

Somos recebidos com muito carinho e muito espanto. Não é normal que os brancos vão visitar os doentes aqui em Blantyre. Fazem-nos estar a vontade numa esteira. Em casa, uma pequena habitação de tijolos e barro, de um só quarto, não há nem camas nem cadeiras e, por isso, o lugar onde os hóspedes são recebidos é o espaço exterior.

Ficou hospitalizado por mais de um mês, por isso não podia ir para o centro. Mesmo agora que ele teve alta ainda está doente. Em seus olhos, vemos o sofrimento e, ao mesmo tempo, um pedido de ajuda. 

Foi bom vê-lo de novo depois de alguns dias no centro nutricional de Machinjiri. Ai comem todos os dias mais de 800 crianças e sabemos que os ativistas cuidarão dele e ajudarão Owen para recuperar as suas forças.

A Comunidade sempre escolheu de colocar a periferia no centro. O centro nutricional João Paulo II está localizado numa das mais remotas e mais pobres zona da cidade e se tornou um símbolo de esperança, de renascimento e de confiança de que um futuro melhor é possível para todos, começando com as crianças.

Todos os dias é garantida uma refeição nutritiva para todas as crianças, mas para além da comida há muito mais, cada criança recebe o amor e o cuidado dos ativistas. Para crianças mais novas, há também uma escolinha. Foi muito bom ver realizado o sonho da nossa amiga Roberta: a escolinha a ela dedicada acolhe muitas crianças e Junia, a jovem professora delas, com muito profissionalismo as segue dia após dia, ensinando-as a ler, cantar e estar juntos em amizade. 

Nessas duas semanas temos encontrado muitas crianças, fizemos com elas a Escola da Paz. Depois de um momento de timidez, as crianças acolheram com alegria e muita vontade de aprender as nossas atividades, muitas delas já não queriam sair da escola, nem se conseguia acabar com as fichas, mesmo quando a proposta era de ir jogar a futebol! No início, até mesmo as coisas mais simples, como pintar, apontar um lápis, escrever seus nomes, para eles eram novos e difíceis ensaios, apercebemo-nos de quantas crianças nunca tinham pegado num lápis na mão e nunca tinham visto as cores, mas dia após dia, juntos fomos capazes de fazer muita coisa.

Cada grupo de crianças tem criado alguns belíssimos cartazes que foram apresentados para os outros durante a festa final. Estavam todos muito orgulhosos e quando os colámos nas paredes do centro não paravam de olhar para eles e traziam amigos para os verem, como estivéssimos num museu perante as grandes obras de arte, e no fundo um pouco o era...

Neste curto espaço de tempo nasceram muitas amizades. Chisomo,de 9 anos, deficiente visual, cumprimentava-nos cada dia cantando para nós uma canção que lhe tínhamos ensinado o primeiro dia: "all together, all friends, let's go to the school of peace, let's join together".

Olá meus amigos! Era a saudação que nos dirigiam muitas crianças. Mercy, uma menina de 11 anos, escreveu uma carta a cada um de nós antes da nossa saida. Em cada carta sempre havia uma promessa e uma recomendação. A promessa de que ela nunca sed teria esquecida de nós e a recomendação para não esquecê-los e voltar em breve para passar com ela e outras crianças dias inesquecíveis como os que passamos juntos. 

Muito bonita foi a visita ao reformatório de Mpemba onde muitas vezes vão os Jovens pela Paz de Blantyre. Lá vivem cerca de quarenta crianças de 6 a 14 anos. As crianças são muitas vezes acusadas ​​de crimes muito graves. Não se sabe do que eles são culpados, mas o reformatório, paradoxalmente, muitas vezes é uma forma de salvar a vida delas. Na aldeia deles corriam o risco de serem linchadas.

Em seus olhos havia o desejo de ser crianças, de ter alguém que lhes considera como tais. Nós organizamos um grande jogo de futebol e outros jogos juntos e isso os tornou muito animados! Não paravam de agradecer e nós prometemos voltar em breve para outro grande torneio!

Voltando a pensanr nos momentos que passamos juntos, percebemos que o amor que temos dado nem sequer é comparável a tudo o que temos recebido! Partimos com um grande desejo de voltar para encontrar de novo os nossos amigos e juntos passar muitos dias mais belos e inesquecíveis!”.

 


 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
23 Janeiro 2018
PERU

A Comunidade de Sant'Egidio de Lima aos encontros com o Papa Francisco no Peru

IT | ES | DE | FR | PT
11 Janeiro 2018
MALAVI

Roupas novas para 160 mil crianças no Malawi

IT | ES | DE | FR | PT | NL | HU
4 Janeiro 2018

Para as vítimas do terramoto de Amatrice, o novo ano começa com a solidariedade dos Jovens pela Paz de Roma

IT | PT
13 Dezembro 2017
PRAIA, CABO VERDE

Aos Jovens pela Paz de Cabo Verde o prémio da Comissão Direitos Humanos "Contra a Violência e para a Promoção de uma cultura de Paz"

IT | FR | PT
13 Dezembro 2017
BLANTYRE, MALAVI

Inaugurada a nova igreja na Casa da Amizade da Comunidade de Sant'Egidio de Blantyre

IT | EN | ES | DE | FR | PT | NL | PL | HU
24 Novembro 2017
CASTANHEIRA DE PÊRA, PORTUGAL

A Tinta da esperança dos Jovens pela paz do Porto e de Lisboa

IT | DE | PT
todas as novidades
• DIVULGAÇÃO
13 Março 2018
RP ONLINE

Flucht, Abi, Studium

25 Fevereiro 2018
kathpress

Kardinal Marx fordert mehr Engagement für Einheit der Menschen

25 Fevereiro 2018
Domradio.de

"Gräben zuschütten"

25 Fevereiro 2018

„Gräben zuschütten, Spaltungen überwinden“

24 Fevereiro 2018
Domradio.de

Im Dienst der karitativen Arbeit

22 Fevereiro 2018
Br-Online

Interview mit Sant'Egidio Mitgründer Andrea Riccardi

todos os press releases
• EVENTOS
27 Janeiro 2018 | NÁPOLES, ITÁLIA

Naples without violence. La solidarietà cambia il mondo

TODAS AS REUNIÕES DE ORAÇÃO PELA PAZ
• PENA DE MORTE NO
10 Outubro 2017

On 15th World Day Against the Death Penalty let us visit the poorest convicts in Africa

7 Outubro 2015
UNITED STATES

The World Coalition Against the Death Penalty - XIII world day against the death penalty

5 Outubro 2015
EFE

Fallece un preso japonés tras pasar 43 años en el corredor de la muerte

24 Setembro 2015

Pope Francis calls on Congress to end the death penalty. "Every life is sacred", he said

12 Março 2015
AFP

Arabie: trois hommes dont un Saoudien exécutés pour trafic de drogue

12 Março 2015
Associated Press

Death penalty: a look at how some US states handle execution drug shortage

9 Março 2015
Reuters

Australia to restate opposition to death penalty as executions loom in Indonesia

9 Março 2015
AFP

Le Pakistan repousse de facto l'exécution du meurtrier d'un critique de la loi sur le blasphème

9 Março 2015
AFP

Peine de mort en Indonésie: la justice va étudier un appel des deux trafiquants australiens

28 Fevereiro 2015
UNITED STATES

13 Ways Of Looking At The Death Penalty

15 Fevereiro 2015

Archbishop Chaput applauds Penn. governor for halt to death penalty

11 Dezembro 2014
MADAGÁSCAR

C’est désormais officiel: Madagascar vient d’abolir la peine de mort!

ir para nenhuma pena de morte
• DOCUMENTOS

Preghiera per Elard Alumando

Dove Napoli 2015

Comunità di Sant'Egidio: Brochure Viva gli Anziani

Analisi dei risultati e dei costi del programma "Viva gli Anziani"

Messaggio del Patriarca ecumenico Bartolomeo I, inviato al Summit Intercristiano di Bari 2015

Marco Impagliazzo

Saluto di Marco Impagliazzo alla liturgia di ringraziamento per il 47° anniversario della Comunità di Sant’Egidio

todos os documentos

FOTOS

272 visitas

306 visitas

310 visitas

396 visitas

373 visitas
todos os meios de comunicação relacionados