Na casa-família de Tirana o ano começou da melhor maneira: entre visitas de amigos da Itália, passeios, festas e acima de tudo uma grande amizade. Os nossos amigos, na verdade, estão todos muito bem e nos reservaram um acolhimento verdadeiramente carinhoso.
Passou pouco mais de um ano (1 de Novembro de 2012) desde quando os últimos doentes chegaram à casa da Comunidade e, neste curto espaço de tempo, a recuperação dessas pessoas, 16 no total, foi um verdadeiro milagre. Cada um apropriou-se de novo dos pequenos gestos do dia-a-dia, tomou novamente interesses que tinha perdido e recuperou a sua dignidade como pessoa.
Muitos deles restabeleceram relações com as famílias, graças também ao apoio da Comunidade de Sant’Egidio.
Recomeçaram os contactos com o mundo exterior, com visitas culturais e participação em eventos na cidade. Quando estavam fechados no hospital os dias passavam todos iguais e tinham perdido a noção do tempo, mas hoje já não é assim e juntamente com o pessoal da casa e com os amigos que regularmente vêm visitar-lhes de várias cidades italianas e europeias, vivem-se e celebram-se as festas laicas e religiosas, como o Grande Bajram, Dia da Independência, o Natal ou Ano Novo.
“Gezuar vitin e ri” de Tirana, feliz ano novo a todos!
|