Um abraço entre jovens ucranianos e russos no último dia do IV Encontro Internacional "Os jovens europeus por um mundo sem violência", expressou eloquentemente o espírito e a mensagem do encontro de estudantes universitários e alunos do ensino médio da Europa Centro-oriental promovido pela Comunidade de Sant’Egidio. "Aí vem uma nova esperança para um futuro de paz" - disse uma jovem ucraniana, enquanto um jovem russo disse: "Hoje, infelizmente, é raro que os jovens dos nossos países a se unirem num espírito de paz. Se foi possível, aqui, pode sê-lo em qualquer lugar".
No dia anterior tinham sido mesmo uma jovem de Moscovo e uma de Kiev a ler juntos antes em ucraniano e em seguida em russo, as frases finais do apelo lançado pelos mil jovens, numa cerimônia emocionante no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.
Uma marcha silenciosa levou os jovens da Rússia e da Ucrânia, Polônia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Romênia, Geórgia e Itália, da porta de acesso do campo até ao monumento junto aos crematórios, ao longo dos trilhos do caminho-de-ferro onde chegavam os comboios com os deportados. Duas coroas de flores foram colocadas por alguns jovens em representação dos países de origem dos participantes do encontro. Uma coroa de flores em frente à placa em memória das vítimas judias e outra em frente àquela em memória das vítimas Roma e Sinti.
A cerimônia concluiu um intenso dia de visita ao museu do campo de concentração de Auschwitz, durante o qual a visão dos lugares, o conhecimento dos testemunhos, a leitura das histórias, os muitos rostos dos deportados, cujas fotos são exibidas nos blocos do campo, colocaram os jovens em contato com a memória da vida diária do campo.
Em Auschwitz, cem anos após o início da Primeira Guerra Mundial foram expressas solenemente uma tomada de distância da guerra e uma escolha clara para a paz, como afirmado no apelo:
"A guerra só pode ser vencida com a paz. A paz constrói-se com ousadia. Sem a paz já não há futuro, tanto para quem ganha como para quem perde. O nosso mundo perdeu ideais. Nós temos um ideal para o qual viver: a paz é verdadeiramente o futuro para todos!.
|