Nas últimas semanas, a área entre o Paquistão, a Caxemira e o noroeste da Índia foi atingida por fortes cheias. A forte intensidade das chuvas durante a estação chuvosa causou o transbordamento dos rios, destruindo muitas casas e danificadando as infra-estruturas. Até o momento, estima-se que em toda a área houveram mais de 450 vítimas.
Algumas das Comunidades de Sant'Egidio no Paquistão vivem mesmo na região mais afectada, o Punjab, e nestas semanas foram nas áreas mais atingidas pelo desastre ambiental.
A Comunidade de Faisalabad visitou a aldeia de Chinito, onde muitas famílias foram afectadas pelas cheias, fornecendo medicamentos, alimentos e bens de necessidades básicas. A presença de alguns médicos voluntários nos permitiu fazer visitas gratuitas aos doentes. Providencial foi a intervenção para Saima, uma criança de três anos a que lhe diagnosticaram uma pneumonia, mas a família não podia comprar remédios. A aldeia é muito longe do hospital e nas condições actuais é quase impossível de alcançar. As famílias contaram à tragédia das cheiass, a busca desesperada para salvar a vida das crianças e os dias passados sobre o telhado das casas.
A Comunidade de Sialkot, foi para Hunterpora, um bairro na periferia da cidade. A área foi quase destruída pela água e as pessoas que viviam perto do rio deixaram a área depois de ter perdido tudo. A inundação arrastou os móveis e os objetos pessoais fora das casa, deixando as famílias sem nada. Também lá Sant'Egidio mobilizou-se para entregar bens de necessidades básicas e para ajudar as crianças da área para comprar de novo mochilas, uniformes e material escolar para voltar para a escola.
|