A 26 de Outubro, em San Salvador representantes do Cristianismo, Islamismo, Judaísmo e outras religiões mundiais, encontraram-se, a convite da Comunidade de Sant'Egidio, por ocasião do aniversário do histórico dia de oração pela paz convocado pelo santo Papa João Paulo II em Assis, em 1986.
O evento começou com uma conferência intitulada "A paz é o futuro: amigos de Deus e testemunhas da paz", onde tomaram a palavra o vigário geral da arquidiocese de San Salvador, Jesus Delgado, o bispo anglicano Martin Barahona, Abderrahman Agdaou, secretário da comunidade islâmica de El Salvador, Cecilia Alfaro, representante da Igreja Luterana de El Salvador, Fernando Lapiduz, rabino-chefe da comunidade judaica e Gerson Martinez, Ministro das Obras Públicas da República de El Salvador.
Após a conferência, os fiéis e os representantes das diferentes religiões rezaram pela paz no mundo, em lugares diferentes, de acordo com a sua própria tradição religiosa. Uma oração ecumênica reuniu cristãos de todas as denominações.
O dia terminou com a assinatura de um apelo pela paz, o mesmo assinado em Antuérpia, em 9 de Setembro pelos representantes das religiões mundiais.
Comovedor foi a presença das crianças que acompanharam os religiosos a assinar o documento, símbolo de um compromisso em construir um mundo melhor, sem violência e guerra para as gerações vindouras.
|