Este ano, na República Democrática do Congo, as celebrações do 47º aniversário de Sant'Egidio foram acompanhados por uma boa notícia da prisão central de Bukavu, onde Sant'Egidio visita regularmente os jovens reclusos. Por ocasião do aniversário da Comunidade três jovens menores de idade foram soltos. A notícia foi recebida com grande alegria por Sant'Egidio, que, em seguida, ajudou os três jovens a voltar para as suas famílias nas aldeias de Kamituga, Bunyakiri e Kabare.
Crianças e adolescentes detidos nesta prisão estão a viver em condições muito precárias: mais de 1200 pessoas vivem num espaço originalmente destinado para 200 detidos. A superlotação é ainda mais dramática pela escassez de necessidades básicas. Para melhorar as condições de vida a Comunidade já entregou colchões para os meninos que antes eram obrigados a dormir no chão (ler a notícia).
Na semana passada, uma delegação de Sant'Egidio voltou na secção juvenil da prisão, juntamente com um pediatra francês, Marcel Collin, para verificar as condições das criançasi.
Leia também: Sant'Egidio e as prisões em África
|