Is crianças de Matlang estão entusiasmados, à espera que chegue Junho, o mês em que as escolas nas Filipinas reabrem as portas para o início do novo ano escolar. Sim, porque este ano eles também poderão estudar numa verdadeira escola, em vez de um canto da igreja que os hospeda desde o dia do tufão. Foi, de facto, mal concluída a construção do primeiro andar da Escola da Paz e da Esperança criada pela Comunidade de Sant'Egidio em colaboração com a diocese filipina de Palo.
O primeiro andar da escola abrirá as suas portas em Junho, e acolherá as crianças da creche e da escola primária. No entretanto continuarão as obras para a realização do segundo andar. A escola, cuja placa foi abençoada pelo Papa Francisco durante a sua viagem nas Filipinas, ganhou o reconhecimento do governo, e podem emitir uma qualificação válida para todos os efeitos.
A aldeia de Matlang, na zona de Tacloban, no centro das Filipinas, tinha sido devastada pelo tufão Haiyan (Yolanda para os filipinos). Desde então, as crianças locais freqüentavam as aulas em algumas salas da paróquia que se safaram da fúria do tufão. A de Matlang é uma área muito pobre, a população vive com a pesca ou com o trabalho nas minas de cobre em condições extremamente precárias. ão muitos os pais que se agradeceram com comoção a Comunidade para o dom da escola: a educação escolar dos seus filhos é, de facto, uma oportunidade de resgate para essas famílias em dificuldade, gratos que os seus filhos poderão em breve estudar na Nova Escola da Paz e de Esperança de Matlang.
O início do trabalho - Junho de 2014
|
O primeiro andar da escola - Maio de 2015
|
|