No início de Setembro, nas redes sociais, apareceram fotos de jovens juntos com rostos sorridentes de crianças, idosos, estrangeiros, com cartazes em que vem escrito #changeyourcity. Mas o que é #changeyourcity? Uma explosão de desejo de mudança. O desejo de mudança de aqueles que, como os jovens, ouviram repetidas vezes que não é possível mudar, que é complicado, é cansativo ou na melhor das hipóteses é melhor contentar-se de ajustar um pouco as coisas. Por onde começar? Eles querem mudar as cidades a partir das periferias, urbanas, humanas e existenciais, colocando de novo no centro os seus habitantes mais vulneráveis: crianças, idosos, sem-abrigo, vítimas de violência e desprezo.
Em Nápoles #changeyourcity levou alguns jovens a se reunirem na praça para uma oração pela paz. Poucos dias antes, nas ruas de Nápoles, fora morto um jovens com 17 anos de idade, perante mais um ato de violência relacionados com os jovens, alguém chegou a comparar o centro de Nápoles com Bagdá. Também em Catanzaro #changeyourcity quis lembrar uma vítima da violência, "Tia Tota", com noventa anos, morta em casa por um roubo de 60 €.
Para além que contajosa, #changeyourcity é imaginativa. Em Roma e Pádua os Jovens pela Paz organizaram torneios de futebol e voleibol, também com títulos imaginativos. Chamaram-lhes de "Convivolley" e "Games4Peace" porque contendedores eram estudantes do ensino médio, estudantes universitários e jovens refugiados, em equipas estritamente mistas. O acolhimento dos refugiados é um dos aspectos mais importantes da campanha #changeyourcity. De Trieste a Catania, de Génova a Milão, inúmeras iniciativas organizadas por meios simples, pelos Jovens pela Paz em portos, estações e centros de acolhimento.
Há uma convicção de que orienta os Jovens pela Paz. Para mudar as cidades não necessitam grandes meios, mas é preciso ser em muitos. Por isso #changeyourcity já conquistou os corações de muitos jovens que optaram pelo compromisso, as redes sociais e visa, nos próximos meses, a se tornar cada vez mais viral. Daí o convite dos Jovens pela Paz para compartilhar idéias, imagens e vídeo utilizando a hashtag #changeyourcity, mas também para visitar o blog www.giovaniperlapace.it para encontrar a sede mais próxima e ir e ver como ajudar.
#changeyourcity parte da web, mas continua nas ruas, nos bairros da periferia, nos internatos. É uma proposta concreta para atender às expectativas de muitos jovens que querem as cidades mais belas, e procuram outros jovens com os quais realizar a mudança que em muitos esperam
|