Na presença das autoridades e de tantos amigos, no dia 15 de Novembro, Luigia, Enrica e Piero cortaram a fita que inaugurou oficialmente a casa na qual vieram desde há pouco tempo viver, a casa “ Viva os Idosos!” da Comunidade de Sant’Egidio, na rua Mario Bianco, 20 em Milão.
Trata-se de um bonito apartamento no primeiro andar de um Palacete dos anos 20, na zona Lambrate, confiscado à máfia e que a Câmara Municipal de Milão entregou a Comunidade de Sant’Egidio; foram necessários algumas obras de reestruturação e adaptação , financiadas pelas Fundaçã Cariplo, Banca del Monte da Lombardia e Dez Trust Onlus, e agora a casa esta pronta para acolher, em pleno quatro idosos.
A casa família nasce como uma alternativa à institucionalização e quer ser um modelo numa cidade na qual a solidão dos idosos parece normal: viver juntos para partilhar as dificuldades quotidianas, compras e amizade pode ser a chave para mudar a velhice de tantos.
A casa família “ viva os idosos!” quer ser um espaço aberto ao bairro e um laboratório de solidariedade: alguns espaços são organizados para hospedar um centro de voluntariado, numa zona de Milão na qual a comunidade está já presente com o serviço as crianças e as famílias ciganas.
Na festa de inauguração tomou a palavra Mons Eros Monti, Vigário Episcopal para a vida social.
Estavam presentes também o Assessor as Políticas Sociais Pierfrancesco Majorino, a Vice presidente da Fundação Cariplo Mirella Enoch, o conselheiro da Fundação Banca del Monte di Lombardia Mario Bianchi, e Silvia Marangoni, coordenadora dos serviços aos idosos da Comunidade de Sant’Egídio.