É a novidade da cidade e mais um sinal concreto da grande amizade e do compromisso com a paz que liga Sant’Egídio com Moçambique.
O Centro é significativamente localizado no bairro da Praia Nova, um bairro muito central, mas ao mesmo tempo um dos mais pobres na cidade. O edifício destaca-se pela sua beleza e o cuidado com os pormenores.
Os doentes as crianças do centro nutricional acolheram os convidados do dia, orgulhosos de mostrar a beleza da sua nova casa.
O novo edifício, que cobre uma área de 3000 metros quadrados, é constituído por um centro nutricional para as crianças pobres, por um laboratório de biologia molecular altamente especializado, e por um centro clínico DREAM para o atendimento dos doentes de HIV/SIDA da cidade.
O programa DREAM iniciara a suas actividades na cidade da Beira, com um centro clínico no bairro de Manga-Chingussura em 2003. Este centro, actualmente tem em tratamento mais de 5.000 pacientes com SIDA, com uma média de 70 novos tratamentos por mês. Os pacientes que se dirigem ao centro para ser tratados são cada vez mais, enquanto os espaços são cada vez mais apertados, por isso foi necessário construir um novo centro para dar a possibilidade a muitos outros doentes de serem tratados.
Ao lado do centro DREAM, há um centro nutricional, onde todos os dias poderão receber uma refeição mais de 1000 crianças, órfãos ou provenientes de famílias muito pobres. O centro tem uma praça central onde brincar e divertir-se, mas também numerosas casas de banhos e chuveiros, com água canalizada, que representam a alegria e o divertimento diário das crianças.
Para além disso em breve, nas duas salas de aula do centro nutricional será possível, graças à colaboração com a Câmara Municipal da Beira, começar um curso de alfabetização para os meninos de rua que, em seguida, serão profissionalmente formados como artesãos. Para a Comunidade de Santo Egídio investir no bem-estar das crianças significa acreditar e construir o futuro do país.
Muitas foram as personalidades das instituições que participaram na cerimónia e que tiveram a oportunidade de visitar o Centro Polivalente: o representante do Ministro da Saúde, políticos, embaixadores, representantes de ONG, o administrador apostólico da diocese, missionários e representantes das diferentes comunidades religiosas. O evento permitiu a todos os componentes da sociedade civil de se encontrar juntos e de celebrar a boa obra que não só embeleza a cidade, mas a torna mais humana.
A cerimónia foi presidida pela Sra. Maria da Luz Dai Guebuza, esposa do Presidente da República de Moçambique.
A Sra. Guebuza salientou no seu discurso que este ano é um ano especial para o país, comemora-se, de facto, o vigésimo aniversário da assinatura do Acordo de Paz, realizada em Roma, na sede da Comunidade de Sant'Egidio a 4 de Outubro de 1992.
Agradeceu, mais uma vez, a Comunidade de Sant'Egidio, que sempre acompanhou o povo moçambicano, na luta para alcançar a paz, que é o bem mais valioso para o país. A Sra. também afirmou que o programa DREAM eleva a qualidade do tratamento para os doentes de SIDA, e representa um modelo para o País na luta contra a eliminação do vírus, especialmente com o atendimento às mulheres grávidas e com o nascimento de uma geração de crianças livres do SIDA. Antes de sair, a esposa do Presidente, quis plantar uma pequena árvore no centro nutricional, como símbolo da sua amizade com a Comunidade de Sant'Egidio.
|
|
|
|
clicca sulle immagini per ingrandirle |
|
|
|