A "Villa Miseria 21" é um grande bairro de lata e palhotas da grande Buenos Aires, onde vivem mais de 20 mil pessoas, e em que a Comunidade de Sant’Egidio, há mais de 20 anos , trabalha para o futuro das crianças. Nos últimos anos, sente-se mais fortemente a violência, devido à propagação do tráfico de drogas. Nos becos sem alcatrão do bairro os tiroteios são frequentes e, às vezes, infelizmente, mesmo os mais pequenos são alvejados por balas perdidas, como aconteceu com Kevin, 9 anos, há duas semanas.
Também David, apenas com vinte anos, foi morto há um ano atrás ao lado da sua casa. A mãe dele, Carolina, (na foto à direita) ao acolher Andrea Riccardi, na sua casa, afirmaque seu consolo é o filho Nestor, que cresceu à Escola da Paz, foi capaz de resistir à violência, e agora tem um emprego regular.
A visita de Andrea Riccardi, juntamente com uma delegação da Comunidade de Sant’Egidio de Roma, foi uma oportunidade para fazer festa e para falar sobre o valor da Escola da Paz , que representa uma esperança para o futuro dos mais jovens. Disse a dona Blanca: "Eu tenho oito filhos, todos participaram na escola da paz, todos aqui foram amados, aprenderam algo".
Viva é aqui a lembrança do Papa Francisco, que muitas vezes visitava a "Villa Miseria", quando era arcebispo de Buenos Aires. "O Papa se lembra deste bairro?" perguntaram as mães das crianças, felizes em saber que, como lhes disse Andrea Riccardi, "o Papa lembra-se bem da Escola da Paz".
O dia seguinte Andrea Riccardi e a delegação também visitaram o internado para os idosos "Rawson". É grande o desejo deles de amizade, de encontrar alguém que os oiça. Por ocasião desta visita, muitos falaram das suas histórias de migração e de trabalho duro, e manifestaram o seu grande carinho para com a Comunidade. |