Convite para o Governo italiano a assinar e difundir para a Europa o apelo de Andrea Riccardi, levantado pelo presidente do Comitê dos direitos humanos da Câmara dos Deputados e assinado por inúmeros membros do Parlamento e personalidades mundiais
A Itália, no papel de liderança da UE neste semestre, deve promover uma solução política global. A solução militar está a falir. E já existem 160 mil mortes, incluindo 12 mil crianças, e 6 milhões de refugiados dentro e por fora do país. Solução política, mas também humanitária. A partir de Aleppo: através de um plano especial que envolva todas as partes interessadas, incluindo Assad, e a criação de corredores humanitários e de uma ponte especial de ajudas para uma cidade que é chantageada também pela ausência de água.
A crise humanitária na Síria já não é apenas uma questão do Oriente Médio, mas do mundo todo. A UNICEF, muitos membro do Parlamento, personalidades italianas e internacionais já recolheram o apelo lançado por Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant’Egidio, para salvar Aleppo: a cidade-símbolo de uma guerra que ameaça desestabilizar todo o Oriente Médio e de acabar com a palavra co-existência entre as religiões e grupos étnicos, depois de milhares de anos.
Os deputatos Dellai e Marazziti dirigiram uma interpelação urgente ao Governo italiano, porque num quadro de impotência internacional e diante de uma revolvimento do norte do Mediterrâneo, uma nova escalada do conflito israelo-palestiniano, a mudança das fronteiras entre o Iraque e a Síria e a sangrenta e forçada islamização de áreas inteiras, mesmo de Aleppo possa renascer a esperança. O vice-ministro Pistelli respondeu garantindo um extraordinário compromisso da Itália para lançar novas passagens humanitárias em diálogo com a Turquia e para submeter o apelo a todo o governo italiano.
"Observando o empenho e a atenção do Governo italiano na crise da Síria - salientou Marazziti -, mas perante as dificuldades da comunidade internacional para encontrar uma solução eficaz para este conflito, enquanto o ruído da guerra e do sofrimento continua a impedir aos pedidos de ajuda de chegar até nós, peço ao governo todo para assinar o Apelo Salvemos Aleppo e para difundi-lo na Europa".
http://www.santegidio.org/pageID/3/langID/it/itemID/9357/Salviamo_Aleppo_firma_anche_tu_l_appello.html |