Paz, solidariedade e oração no centro dos congressos de verão dos Jovens pela Paz dos Camarões. Mais de 1.300 alunos reuniram-se nestes dias nas principais cidades do país para reflectir sobre o compromisso de um ano pela paz e a amizade com os pobres com a Comunidade de Sant'Egidio.
Apesar das muitas dificuldades que o país está a atravessar, como a corrupção e o desemprego, os Jovens pela Paz reafirmam com força o sonho de um mundo mais justo e humano, a ser construído começando a espalhar uma nova cultura de paz nas escolas e universidades. O encontro com os pobres abre novos horizontes, e assim de Douala a Ebolowa, de Yaoundé a Maroua e Ngaoundere muitas foram nestes dias as iniciativas de solidariedade, tais como visitas aos doentes no hospital e nas leprosarias, aos prisioneiros nas cadeias, aos idosos que vivem sozinhos ou nos centros de acolhimento nas periferias e as festas nos orfanatos.
Camarões está cercado por países que estão actualmente afectados pela guerra e pela violência, tais como a República Centro-Africana, Chade e Nigéria. A paz é um bem precioso a ser protegido e compartilhado, estão bem cientes disso os jovens camaroneses no fim dos congressos de verão marcharam pacificamente pelas ruas das suas cidades e aldeias, para lembrar a todos que "a guerra é a mãe de toda a pobreza".
|