ROMA – A crise de Alepo, as perseguições e a diáspora dos cristãos no Oriente Médio, o apelo à Europa e ao Ocidente para a proteção de uma minoria religosae e cultural que é garantia para o pluralismo das próprias sociedades musulmanas, mas está a correr o risco de desaparecer daquele mundo que, historicamente, tem contribuído e construir: estes serão os temas de uma conferência de imprensa que o prof. Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, realizará na sede da Comunidade na praça de Sant'Egidio 3/a, na terca-feira, 18 de Novembro, às 12h00.
Andrea Riccardi recentemente co-editou, juntamente com outros autores, a publicação do "Livro Negro sobre a situação dos cristãos no mundo", publicado na Itália pela Mondadori.
Um apelo para salvar Alepo do cerco e de um massacre anunciado e torná-la uma "cidade aberta" foi lançado pelo prof. Riccardi a 22 de Junho passado, e foi recebido e re-lançado por personalidades eminentes do mundo católico, líderes religiosos muçulmanos e judeus, representantes do governo italiano e de outros governos, por prêmios Nobel, intelectuais, chefes de organizações internacionais e jornalistas. O clamor internacional, se serviu para atrair a atenção do mundo sobre o estado deste berço do catolicismo sírio, infelizmente não tem evitado que a crise, no avanço do chamado Califado, se espalhasse para outras partes do Oriente Médio.
perante o agravamento do perigo, a conferência de imprensa de terça-feira 18 de Novembro tem como objetivo destacar os riscos para o delicado equilíbrio geopolítico no Oriente Médio e para paz urgente numa crise em que os cristãos são as primeiras vítimas, mas que está a se estender em muitos lados e que é susceptível de envolver as sociedades muçulmanas e ocidental.
SALVAR ALEPO E PROTEGER OS CRISTÃOS NO ORIENTE MÉDIO
Conferência de Imprensa com Andrea Riccardi
Comunidade de Sant’Egidio - Sala da paz
Terça-feira 18 de Novembro de 2014 – às 12,00 horas
|
Milares de vozes para salvar Alepo: assinemos e espalhemos o apelo |