Cities for Life 2014: Cidades pela vida, por um mundo sem pena de morte
com testemunhos dos corredores da morte e de protagonistas da campanha para a abolição da pena capital. 30 de Novembro, 17 h no Coliseu. LIVE WEB neste site
• Cerca de 2.000 cidades em todo o mundo iluminar-se-ão, a 30 de Novembro, para dizer NÃO à pena de morte.
Um movimento global da sociedade civil e dos governos municipais que pede há 14 anos com vigor sempre maior a abolição da pena de morte e a moratória universal das execuções.
• Domingo 30 de Novembro a partir das 17:00 grande evento final de Cities For Life 2014.
Encontro no Arco de Constantino - Testemunhos dos corredores da morte e dos protagonistas da campanha para a abolição da pena capital.
O Coliseu será iluminado de uma maneira especial, graças à cooperação da ACEA SpA, Roma Capital e do Ministério da Cultura, para dizer NÃO À PENA DE MORTE.
A noite vai ser presidida por Max Giusti, com a participação de Mariano Rigillo, que vai ler textos de cartas de condenados e textos de famosas obras literárias. Haverá o saxofonistaStefano Di Battista e a Coral Gospel “Seven Hills”. Numa vídeo coligação a adesão de Francesco Totti. Tomarão a palavra os protagonistas da batalha para a abolição da pena capital: ex-condenados, familiares de vítimas e ativistas. Serão exibidos vídeos com testemunhos e histórias inéditas e sobre grandes conferências recentes organizadas pela Comunidade de Sant'Egidio no Japão e Filipinas.
Promo Cities for life
Também este ano, cerca de 2.000 cidades em todo o mundo vão iluminar os principais monumentos e organizar eventos para dizer Não à pena de morte.
30 de NOVEMBRO H 17
LIVE DO COLISEU em Roma "Cities for Life 2014"
Eento promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, Cidades pela Vida, por um mundo sem pena de morte. Testimonials dos corredor da morte e dos protagonistas da campanha para a abolição da pena capital.
O Dia Internacional CITIES FOR LIFE, "Cidades pela Vida, Cidades contra a pena de morte", celebra-se todos os 30 de Novembro, por iniciativa da Comunidade de Sant'Egidio, com o apoio da União Europeia, em memória do aniversário da primeira abolição da pena capital por lei decidida por um Estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, em 1786.
É uma iniciativa extraordinária, que ao longo dos anos reuniu os governos locais e as sociedades civis do mundo, unidas nesta batalha decisiva para toda a humanidade. Juntamente com o Dia Mundial, que é comemorado todos os 10 de Outubro, é a maior mobilização mundial do ano contra a pena de morte, e hoje envolve mais de 1.900 cidades.
A Comunidade de Sant'Egidio é parte ativa da "task force" italiana, empenhada em expandir as adesões à resolução da ONU sobre a moratória universal, que será votada em poucos dias em Nova Iorque durante a Assembléia Geral, após a recente sondagem em Comissão que viu o aumento para 114 países a favor, 4 mais de dois anos atrás, um crescimento positivo de 16 estados desde 2007, ano de início da própria Resolução.
A causa da abolição da pena de morte foi ilustrada pelo presidente da Comunidade de Sant'Egidio ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moondurante um encontro no Palácio de Vidro, em 7 de Novembro.