Grande festa no campo de refugiados de Nyumanzi, perto de Adjumani no norte do Uganda, para a entrega da primeira pedra das salas de aula na escola primária para crianças refugiadas do Sul do Sudão realizada pela Comunidade de Sant'Egidio, em colaboração com a Diocese ugandêns de Arua.
A partir de agora, as aulas serão realizadas dentro da escola, em vez que debaixo das árvores como no ano passado. Isso garante o bom andamento da atividade educativa mesmo durante a estação chuvosa que acaba de começar e dura até Outubro. No ano passado, as chuvas tinham criado problemas, retardando o ensino. As tempestades, de facto, chegam de repente e forçam todos a abandonar as aulas, e uma vez abandonada a escola é difícil começar de novo.
Além das salas de aula foi concluída também a vedação em volta do terreno onde se situa a escola e foi entregue também um armazém para os materiais de ensino, importante para guardaros livors de ponto dos professores, quadros, livros dentro da escola. Até agora, os professores foram obrigados a levar para casa os livros de ponto e livros, e isso não foi propício ao trabalho deles.
A escola, que é considerada um modelo para o campo de refugiados, tem recebido elogios por parte das autoridades ugandesas, que a reconheceram oficialmente em Outubro de 2014. A de Nyumanzi tornou-se assim a única escola na área que pode emitir um diploma reconhecido em Uganda, mas que pode ser utilizado também no sul do Sudão.
A entrega das primeiras salas de aula é um importante passo em frente para esta escola, um dom para os mais de mil alunos que a frequentam e que considerem a possibilidade de estudar como uma dádiva inesperada de Deus. É por isso que a 19 de Abril em muitos se reuniram na escola para participar de uma oração de ação de graças juntamente com a Comunidade de Sant'Egidio de Adjumani.
Abril de 2014: as aulas fazem-e sob as árvores no campo de refugiados de Nyumanzi
|
Abril de 2015: As novas salas de aula: os detalhe finais da obra
|
|