Esta manhã, uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio, liderada pelo presidente Marco Impagliazzo, encontrou o Comissário Europeu para os Assuntos de Migração e Cidadania, Dimitris Avramopoulos.
Durante as conversações foram debatidas questões de recepção e de integração dos migrantes que estão a bater às portas da Europa, mas também as opções possíveis para evitar as "viagens do desespero", como os canais humanitários - projecto que a Comunidade está a levar à frente com a Federação das Igrejas Evangélicas - e de introduzir na legislação os patrocínios que preveem que as associações e a sociedade civil tomem a responsabilidade dos refugiados.
Avramopoulosencorajou o trabalho de Sant'Egidio e as suas propostas em defesa dos direitos dos refugiados, garantindo que serão levadas ao conhecimento da Comissão e do Conselho Europeu: "O que fazem é valioso, porque têm a capacidade de chegar onde as instituições falham e mobilizar a sociedade civil. Portanto, apoiamos as vossas propostas para a proteção humanitária dos refugiados que se encontram em situações vulneráveis: podem tornar-se um paradigma de hospitalidade para a Europa".
|