No passado 4 de novembro de 2011, foi feito, em Mzuzu, cidade universitária do norte do Maláui, o lançamento do livro Christmas Lunch, da Comunidade de Sant’Egidio, sobre o almoço de Natal.
Mais de cem pessoas encheram o salão do Hotel Mzuzu. O acontecimento, transmitido pelos principais meios de comunicação do país, foi também ocasião para oferecer uma ideia das numerosas refeições que a comunidade malauiana vem preparando para o próximo 25 de Dezembro.
Gerard Shaba, iretor do Liceu Mary Mount, de Mzuzu, expressou sua gratidão à Comunidade por ter “revolucionado” a imagem do Natal. “Desde pequeno – disse ele – Natal, no Maláui, significa muitas vezes um par de calças novas. Lembro-me bem da expectativa desse presente, quando era criança. Ao invés, este livro nos ensina que Natal não é esperar um presente para si, mas preparar-se para dar um presente, e isso muda de fato a perspectiva” – acrescentou o Prof. Shaba. “A Comunidade – continuou o professor Shaba – teve a coragem de dizer-nos que o Natal não é aquilo que o mundo vê e vive; e hoje vem dizê-lo, exactamente neste importante Hotel, onde se concretizam negócios, se organizam convénios, mas nunca se teve a coragem de falar dos mais pobres com tanta clareza."
O presidente da Câmara Municipal de Mzuzu, Richard Hara, acrescentou: "Sant’Egidio, com este livro, nos desafia: nós políticos, como os homens de negócios, convidamos as pessoas ao almoço e ao jantar para combinar alguma coisa, o que significa conseguir, em seguida, algo em troca. A Comunidade nos ensina o contrário, que não se pode viver apenas buscando os interesses. No Natal, Santo Egídio convida apenas aqueles que não devolvem nunca, a não ser com o trabalho. Estive no almoço no ano passado. Havia pessoas de religiões diferentes que comiam juntos, sem distinção. Essa imagem da refeição nos diz um pouco como é Deus. Ele é assim: é Pai de todos! Nós, ao invés, estamos sempre fazendo distinções e procurando as diferenças. Agradeço à Comunidade pelo que faz, por ocasião do Natal e todos os dias, em favor desta cidade e deste país".