A República Democrática do Congo está actualmente a atravessar um período delicado de transição política no rescaldo de resultados eleitorais contestados. O temor é que isso possa redundar na explosão de tensões étnicas e conflitos nunca aplacados.
O compromisso da Comunidade de Sant'Egidio neste período é principalmente o de comunicar, especialmente para as gerações mais jovens, o valor do viver juntos e da solidariedade com os mais fracos. De facto, neste momento de crise as camadas mais frágeis da população correm mais o risco de sofrer violências e, mais em geral, o ressurgimento da tensão política ofusca a força que vem para cada sociedade pela convivência civil.
Um desses encontros teve lugar no final do mês de Dezembro na Escola Superior de Aplicação Pedagógica de Bukavu (EDAP-ISP).
O tema do encontro foi: "Viver juntos em tempos de crise: uma proposta para a humanização do mundo".
Uma oportunidade para apresentar, por meio das actividades da Comunidade de Sant'Egidio na República Democrática do Congo, especialmente pelos mais pobres, a perspectiva de solidariedade como resposta aos problemas que, hoje, afligem muitos deste grande País.