Uma grande participação, as intervenções dos representantes das instituições políticas do País e as contribuições dos líderes religiosos fizeram reviver em Sarajevo o clima de diálogo e de colaboração do Encontro que se realizou no passado Setembro.
O edil de Sarajevo agradeceu novamente a Comunidade de Sant’Egidio "por ter realizado o maior encontro entre as culturas e as religiões desde o fim da guerra" e pediu para continuar neste caminho de colaboração concreta. Para além disso, salientou que "Sarajevo teve o privilégio de ser uma das poucas capitais a acolher um tão grande número de representantes das religiões de todo o mundo. Há necessidade de uma cooperação mais estreita entre as culturas e as religiões.”
Portanto, foi sublinhada, nas intervenções a seguir, a dimensão europeia do encontro, que abriu muitas perspectivas para uma colaboração eficaz em diferentes níveis, da sociedade civil às organizações internacionais, no horizonte de uma construção mais sólida de convivência pacífica no País.
Ecooaram ao relatório da Comunidade de Sant'Egidio sobre a importância do encontro, as palavras do Cardeal Puljic, juntamente com as do novo Rais-l-Ulema, do representante da Igreja Ortodoxa Sérvia e do Presidente da Comunidade Judaica da Bósnia e Herzegovina, Finci .
A conferência terminou com a leitura solene do Apelo pela Paz, feita por quatro jovens de diferentes confissões religiosas - os mesmos que leram no encerramento a 11 de Setembro passado. Ao sairem, os paricipantes, como gesto de compromisso para o futuro, acrescentaram suas assinaturas ao Apelo de Sarajevo 2012.
Ir para o programa da Conferência
Ir para a página do Encontro Internacional de Setembro "Living Together is the Future" |