"Precisamos de alianças transversais às religiões entre moderados e tolerantes para evitarmos que as forças extremas continuem a pensar que a Verdade não pode ser imposta se não pela força, e que será totalmente revelada no final dos tempos": isto disse o rabino Joseph Levi de Florença no painel "O terrorismo religioso desafia os crentes" no Encontro Internacional "A coragem da esperança", organizado pela Comunidade de Sant’Egidio.
A aliança é indispensável porque, continuou o rabino, "as últimas décadas de diálogo inter-religioso fez-nos compreender que somos todos vulneráveis". Precisa "convencer os terroristas que a humanidade progridecom a escuta e o amor, e não com ódio e a violência", e, continuou ele, seria necessário fazer compreender "aos terroristas de olhar para a cara daqueles que estão prestes a matar" .
"Cristãos e judeus - disse Levi - levaram dois mil anos para começar a entender-se e a dialogar. Juntos, devemos ajudar os muçulmanos a superar suas divisões internas ao seu mundo religioso. "
|