Realizaram-se sábado os funerais dos oito jovens da Comunidade de Sant'Egidio da Costa do Marfim que morreram num grave acidente de viação na sexta - feira, 18 de Outubro. Toda a pequena cidade de M'Batto, a 300 quilômetros da capital Abidjan, veio na praça principal para assistir à celebração juntamente com uma ampla delegação da Comunidade vinda de Roma, de Abidjan e de outras cidades do País e algumas autoridades doEstado.
Também estiveram presentes os alunos de todas as escolas da região, alguns deles colegas dos jovens , de 12 a 24 anos, que morreram no trágico acidente. Uma profunda emoção acompanhou a liturgia de participada por cerca de 5.000 pessoas.
Palavras de esperança e ressurreição foram proferidas durante a homilia do Padre Philippe Zongo, que veio de Roma, e que recordou o desejo e a alegria com que tinham saido na sexta-feira à noite de M'Batto para uma formação que se devia realizar na vizinha cidade de Bongouanou: "O desejo e a vontade deles de viver o Evangelho não se perderam, mas foram recolhidos pelo Senhor, e vivem hoje em todas as nossas comunidades e na amizade com os pobres".
Muitos sinais de unidade e de solidariedade foram expressos imediatamente após a morte dos jovens amigos e o socorro para os 12 feridos no acidente, alguns graves. E todos se aproximaram em volta das suas famílias e da Comunidade de Sant’Egidio. |