A situação terrível criada pelo tufão que está a devastar as Filipinas suscitou a resposta imediata da Comunidade de Sant'Egidio, quer na Itália quer nas ilhas afetadas.
Os primeiros socorros sairão de Roma nas próximas horas: já foi carregado um contêiner de ajuda da cidade eco -solidária deRoma: é uma grande quantidade de roupas leves para homens, mulheres e crianças, mas também de alimentos enlatados ( principalmente leguminosos) e equioamento de auxílios sanitários para os idosos, medicamentos e outros material médico.
O contêiner deixará a Itália amanhã, graças à cooperação com a Embaixada das Filipinas junto à Santa Sé e chegará directamente na região central do arquipélago, na cidade de Cebu, já provada duramente pelo terramoto há poucos dias.
Aqui a Comunidade de Sant'Egidio, que abriu um centro de acolhimento para crianças e famílias desabrigadas, distribuirá as ajudas.
A população, de facto, ainda não se tinha reavido dos abalos, que destruiram casas, igrejas e infra-estruturas antigas, mas teve de enfrentar uma nova evacuação em edifícios públicos.
Nas salas de aula e nos ginásios foram recebidas dezenas de famílias e muitas crianças. A Comunidade de Sant'Egidio local tem se esforçado para responder à emergência, à espera das ajudas da Itália.
|