MTerça-feira 28 de Janeiro teve lugar em Moscovo o lançamento da edição russa do livro "Caridade. Palavra antiga para fazer novo o tempo " (Leonardo International, 2010) na Universidade ortodoxa "S. Tikhon".
O lançamento foi incluído no programa oficial das "Leituras de Natal" o principal evento cultural que a Igreja Ortodoxa Russa organiza a cada ano e com a participação de delegados de todas as dioceses dos territórios canónicos do Patriarcado de Moscovo.
No lançamento tomaram a palavra: padre Aleksej Uminskij (paróco de uma paróquia em Moscovo activa na caridade), Irina Solov'eva ( Directora do Departamento para o Serviço Social da Faculdade de Missiologia na Universidade S. Tikhon), padre Oleg Vyshinskij (Director do serviço para os sem abrigo da Comissão para a caridade da Eparquia de Moscovo), Tat’jana Zaltzman (Decano da cadeira de serviço social na Universidade S. Tikhon), Alessandro Salacone (Comunidade de Sant’Egidio ).
Todos os oradores sublinharam o valor ecuménico da caridade, já que o serviço aos pobres aproxima as Igrejas Católica e Ortodoxa e as empurra a desenvolver respostas comuns para os muitos desafios colocados pela realidade actual. Palavras de apreço, também foram expressas em relação às obras de caridade que Sant'Egidio desenvolve no mundo e à colaboração em vários níveis, que a Comunidade tem perseguido por várias décadas com a Igreja Ortodoxa Russa.
O evento foi patrocinado pelo Departamento Sinodal para a Caridade e o Serviço Social da Igreja Ortodoxa Russa, com o qual Sant'Egidio realizou ao longo dos anos, muitas iniciativas, incluindo o congresso: "A Igreja e os pobres. Ortodoxos e católicos no serviço da caridade", realizado em Moscovo a 2 de de Dezembro de 2012.
O lançamento contou com a presença dos "amigos da Comunidade de Sant'Egidio", sacerdotes ortodoxos, estudantes universitários, trabalhadores na área da caridade e jornalistas.
|