Por ocasião do 46 º aniversário da Comunidade de Sant’Egidio, tem lugar em Roma o XVI Encontro Internacional de "Cristãos e Pastores para a Igreja de amanhã", onde paricipammais mais de uma centena de bispos de várias partes do mundo, particularmente da África, Ásia e América Latina para além, é claro, da Itália e da Europa. Hoje, os participantes do congresso estiveram presentes na Praça de São Pedro para a audiência geral do Papa Francisco, que se declaro "feliz" de recebê-los em Roma.
O tema do encontro - "A alegria do Evangelho" – desenrola-se com relatórios, troca de experiências e partilhas entre os Prelados, mas também com a participação directa nas atividades de serviço realizadas pela Comunidade para os pobres, os idosos e os prisioneiros.
Alguns dos bispos provenientes de áreas particularmente afectadas pela guerra ou conflitos étnico-religiosos. Entre eles, Mons. Ignatius Kaigama, arcebispo de Jos, na Nigéria e Presidente da Conferência Episcopal, Mons. Ruboneka Théophile Kaboy, bispo de Goma ( República Democrática do Congo), Mons. John Baptist Odama, arcebispo de Gulu, no Uganda e presidente da Conferência Episcopal, Mons. Boutros Marayati, arcebispo da Igreja Armênia Católica de Aleppo. Com eles, em particular, falar-se-á nas questões da paz e do trabalho de Sant'Egidio para a resolução de conflitos.
Participam no Encontro também alguns bispos ortodoxos, anglicanos e evangélicos. Esta tarde, eles ouviram a palestra introdutória do prof. Andrea Riccardi sobre "A surpresa do papa Francisco". Amanhã estarão em São João de Latrão para a liturgia Eucarística por ocasião do aniversário da Comunidade de Sant’Egidio. É também prevista uma visita às Covas Ardeatinas (Neste lugar foram massacrados 335 civis e militares italianos, fucilados em Roma a 24 de Março de 1944 pelas tropoas de ocupação alemã, como retaliação a um ataque realizado por um grupo da resistência). |