A procura de paz está a crescer na Ucrânia perante os confrontos armados e a violência que atingiram o país nas últimas semanas , causando profunda preocupação com o futuro. A Comunidade de Sant’Egidio convocou uma oração pela paz na catedral católica Latina de St. Alexander em Kiev. A oração teve lugar no dia 8 de Maio, na véspera do dia em que se comemora o fim da Segunda Guerra Mundial, que na Ucrânia tem causado milhões de mortes . Ortodoxos, católicos romanos e greco-católicos, luteranos rezaram pela paz na Ucrânia e em todo o mundo, para o fim da violência nas regiões orientais do país, pelas vítimas de Odessa e das outras cidades.
"As pessoas estão à procura de paz – disse na sua homilia o pároco da catedral, padre Vitaly Bezshkuryj – e a verdadeira paz só é dada por Cristo. Ele venceu a morte, e a nossa esperança está nele. Com esta esperança devemos curar os corações afectados pelo ódio para com os outros".
Durantea oração foram lembrados também as crianças do centro de reabilitação "A Vela da Esperança" de Slavjansk, apoiados pelo programa de adopção a distância de Sant'Egidio, que juntamente com todos os habitantes da cidade vivem dias dramáticos devido aos combates em curso.
Padre Georgy Kovalenko, porta-voz da Igreja Ortodoxa Ucraniana, que participou da oração lembrou na sua saudação final as vítimas da II Guerra Mundial, na sua família, e convidou para ser unidos no compromisso com a paz, de modo que o "dia da vitória" – como é chamado o aniversário do fim do conflito na Ucrânia – se torne o "dia da vitória da paz".
Na oração participaram muitos jovens, juntamente com famílias, idosos, religiosos.
|