Uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio liderada por Marco Impagliazzo foi para a sede das Nações Unidas, em Nova Yorque, onde foi recebida pelo Secretário-geral adjunto Ian Eliasson , com o qual a Comunidade tem colaborado por muitos anos.
Marco Impagliazzo ofereceu uma divulgação completa sobre o compromisso internacional de Sant'Egidio, a nível de campanhas pelos direitos humanos, como o programa BRAVO ( Birth Registration Versus Oblivion ), em Burkina Faso, Moçambique e Malawi, e o compromisso global para a moratória da pena capital. "Estamos optimistas", disse Impagliazzo sobre o voto na Assembléia Geral , no Outono, embora em relação à pena de morte nunca se deve baixar a guarda: "As execuções são a resposta fácil num mundo inseguro, paea nós a resposta à insegurança do nosso tempo é a paz". O objetivo de Sant'Egidio, reiterou o presidente, é que a África se torne, depois da Europa, o segundo continente sem pena capital.
A Em nome das Nações Unidas, o Secretário-geral adjunto expressou um apreço para a Comunidade e especialmente pelo seu trabalho pela paz e a reconciliação desempenhado em muitas partes do mundo, desde o tempo do compromisso para Moçambique. O Sr Eliasson disse que "o método de Sant’Egidio, também é necessário para as Nações Unidas".
Durante o encontro falou-se particularmente na República Centro-Africana eno Mali. Reiterou-se a vontade de Sant'Egidio para intensificar a cooperação com a ONU sobre as questões do diálogo e da paz.
Posteriormente realizou-se na sede do representança Italiana para as Nações Unidas eà presença de mais de vinte Representantes do Conselho de Segurança, os Estados-membros, observadores e vários departamentos das Naçõe Unidas, um encontro em que foram abordadas várias questões relacionadas com a paz e o desenvolvimento.
Do site ONUITALIA: Impagliazzo com Eliassson. Trabalhamos mais juntos. |