Duranteo Ramadã, os muçulmanos de todo o mundo observam um mês de oração e jejum. A noite há o Iftar, o fim do jejum, que tradicionalmente acontece com uma oração e um jantar que reúne a família e os amigos mais próximos. E foi mesmo um ambiente familiar o que se viveu na noite passada no CIE (Centro de Identificação e Expulsão) de Ponte Galeria, perto de Roma, onde a Comunidade de Sant'Egidio ofereceu um jantar especial para o Iftar a todas as pessoas detidas no centro.
"Obrigados por ter pensado em nós, somos irmãos, cristãos e muçulmanos", disse comovido um jovem egípcio. E, de facto, muçulmanos e cristãos fizeram festa juntos, como uma família, com música e danças de todo o mundo.
Além das várias festas ao longo do ano, a Comunidade de Sant’Egidio está perto dos migrantes no CIE, através de visitas semanais e uma escola de língua italiana que já começou há um ano no sector das mulheres.
Depois do Iftar, o Verão de Solidariedade continua com festas agendadas para a próxima semana nas prisões romanas de Rebibbia e Regina Coeli, por ocasião do fim do Ramadã.
|