Na sede do Comitê Internacional da Cruz Vermelha,em Genebra teve lugar um encontro entre uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio e os líderes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, liderados pelo presidente Peter Maurer.
Desde anos, o CICV e a Comunidade de Sant'Egidio colaboram em várias áreas do mundo marcadas por conflitos e crises humanitárias. Em 2012, no âmbito das negociações, conduzidas por Sant'Egidio para a resolução do conflito casamancese no Senegal, obteve a libertação de oito soldados nas mãos de grupos da Casamança. Toda a operação foi realizada com o apoio e a cooperação do CICV.
Ao longo da reunião em Genebra abordaram-se várias crises, concordou-se de realizar operações conjuntas para garantir a libertação de alguns reféns, para levar a cabo alguns processos de paz e responder a crises humanitárias. Entre os países no centro das conversações, além de Senegal, República Centro-Africana, Sudão do Sul e os refugiados no Norte de Uganda, a Líbia e o Oriente Médio, com uma atenção especial para a questão da Síria e do Iraque, bem como as negociações de paz para o conflito em Mindanao, nas Filipinas.
Particular atenção foi dedicada ao papel da religião nos conflitos. O Presidente Maurer expressou profundo apreço pela obra de Sant'Egidio, não só no trabalho pela paz, mas também no campo do diálogo inter-religioso, uma questão que ele caracterizou como "estratégica e de importância fundamental" na resolução dos conflitos e das crises humanitárias. As partes então concordaram em chegar rapidamente a um acordo formal de cooperação e de se encontrarem novamente na sede de Sant'Egidio para continuar as converações. |