Cerca de 1.200 jovens reuniram-se no ginásio do Liceu salvadorenho para escutar as palavras de Dom Vincenzo Paglia, postulador da causa de beatificação de Monsenhor Romero, de que estes dias foi solenemente proclamada a data, a 23 de Maio.
O encontro, organizado pela Comunidade de Sant'Egidio de El Salvador, tinha o objectivo de aproximar a geração mais jovem da figura de Mons. Romero, este grande pastor cuja história se confunde com a de El Salvador, para que compreendessem a relevância do seu sonho para o País e da sua mensagem. Junto com Dom Vincenzo Paglia, participaram o arcebispo de El Salvador, José Luis Escobar Alas, e o núncio apostólico, Dom Leon Kalenga Badikebele.
Um encontro cheio de alegria e de entusiasmo contagiante: Dom Paglia falou a El Salvador do testemunho de paz e de amor para o Evangelho do bispo mártir, do seu amor para com os pobres do seu sonho para um Salvador mais justo: "Romero disse-nos que não nos devemos resignar a uma vida triste e banal, mas sonhar em grande, sonhar numa sociedade melhor para todos, onde todos são felizes, onde se pode estar junto com o outro".
Enquanto o arcebispo de El Salvador lembrou William Quijano, o jovem de Sant'Egidio morto pelo seu compromisso com a Escola da Paz, num dos bairros mais violentos da periferia da capital, exortando-os a recolher o testemunho.
Palavras acolhidas todas com grande entusiasmo e com esperança pelos jovens reunidos, que manifestaram o desejo de sonhar por um país melhor, como queria monsenhor Romero. |