O Burundi, um dos países mais pobres do continente africano e do mundo (calcula-se que 80% da população viva abaixo do limiar de pobreza absoluta) esta a atravessar um período de grave crise humanitária.
Trata-se de uma crise tanto politica como económica. A decisão do presidente Pierre Nkurunziza de se recandidatar Às presidenciais deste ano, de facto, conduziu a uma grave incerteza politica e à violência generalizada. Cerca de 300.000 burundeses deicharam o país por causa da violência, encontrando refugio nos países limites como a Tanzânia, Ruanda e Congo. Também muitas ONGs estrangeiras abandonaram o país interrompendo as ajudas dirigidas sobretudo à população mais pobre. As condições económicas são cada vez mais degradantes, com o aumento do desemprego e uma diminuição drástica dos salários.
As comunidades de Sant’Egídio do Burundi(sobretudo na capital Bujumburra, mas também em Gitega, Bururi, Ngozi, Kayanza) compostas indistintamente por jovens hútu e tutsi, empenhadas já à vários anos no serviço aos mais pobres, estão a procurar responder à grave carência alimentar que atinge sobretudo crianças e idosos e lançaram um programa de distribuição de comida.
Dar de comer é uma prioridade absoluta.
Por isso todos podem contribuir, com um donativo para a causa “emergência Humanitária no Burundi” através de transferência bancária ou por correio. PARA MAIS PORMENORES CLIQUE aQUI
ou faça o seu DONATIVO ONLINE
|