Desde algum tempo, ao redor da cidade de Obari no sul da Líbia, estão a ocorrer combates que opõem duas realidades étnicas do complexo mundo da Líbia, o Tebu e Tuareg. Apesar de uma longa convivência na área, que tinha permitido que no início do conflito esta parte aa Líbia permanecesse relativamente calma, o contraste entre as partes que estão actualmente lutando no resto do país tem alimentado divisões e conflitos, que agora também envolveram esta parte do país.
Em 27 e 28 de Novembro, em Sant'Egidio, encontraram-se duas delegações a partir do Sul da Líbia, da cidade de Obari, das tribos Tebu e tuaregues, atualmente em conflito. Depois de uma discussão aprofundada, as duas delegações assinaram uma declaração conjunta na qual expressam o seu bom acolhimento para o acordo da UNISMIL missão para a formação de um governo de unidade nacional, oferecendo a sua colaboração para que ele possa incluir plenamente os povos do Sul Líbia.
Ambas as delegações solicitaram um papel crescente das Nações Unidas na implementação do recente acordo assinado em Doha para a paz no sul da Líbia, mais uma vez oferecendo o seu contributo positivo para que se possa alcançar o fim do conflito.
É um passo importante para envolver uma parte da Líbia, que sofreu uma condição marginal por um longo tempo no processo de paz geral liderado pelas Nações Unidas.
|