change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
6 Dezembro 2016 | GENEBRA, SUÍÇA

Comunicado de Imprensa

Sant’Egídio torna-se Observador permanente do Conselho da Organização Internacional pela Migração

Foi assinado um memorandum de entendimento para promover e realizar novas actividades de assistência dirigidas aos migrantes em dificuldades

 
versão para impressão

Começou ontem, em Genebra, o 107º conselho da Organização Internacional pela Migração, durante o qual foi formalizado o novo estatuto da Comunidade de Sant'Egidio como observador da IOM.

O Conselho, o primeira desde que a OIM se juntou ao sistema das Nações Unidas, foi organizado por ocasião do 65º ano da fundação da Organização, e sentiu um aumento adicional dos Estados membros - tornaram-se agora 166 - e dos membros observadores.
O novo estatuto da Comunidade Sant'Egídio no conselho OIM foi acompanhado pela elaboração de um Memorando de Entendimento que será assinado hoje em Genebra pelo Director Geral da OIM, William Lacy Swing, e o secretário-geral da Comunidade de Sant 'Egídio, Cesare Giacomo Zucconi.

"Depois de anos de colaboração com a Comunidade de Sant'Egídio, estamos satisfeitos que a colaboração entre a OIM e a Comunidade possa entrar numa nova fase", disse Federico Soda, Diretor do Escritório de Coordenação da OIM para o Mediterrâneo.
"O memorando de entendimento define algumas áreas importantes de cooperação entre as duas organizações, com particular atenção na promoção de canais legais de entrada para os migrantes e refugiados - incluindo um reforço do instrumento de reagrupamento familiar - e sublinha a necessidade de abertura de corredores humanitários para os migrantes que se encontram em situações de emergência. O documento também enfatiza a importância de reforçar colaborações e sinergias nos países de origem dos migrantes e refugiados "

"Ser reconhecidos como observadores permanentes no Conselho da OIM honra-nos e leva-nos a um maior empenho", diz Mauro Garofalo, responsável das relações internacionais da Comunidade de Sant’Egídio. "Diante do desafio global colocado pelos migrantes e refugiados há necessidade de colaborações entre organizações internacionais, Estados e sociedade civil. É o que mostra o projeto piloto dos corredores humanitários, nascido de uma sinergia positiva entre a sociedade civil e as instituições italianas e agora a estudo para outros países europeus ".

A partir de dezembro de 2015, a Comunidade de Sant'Egídio começou graças a um acordo com o Estado italiano um projeto piloto para a abertura de corredores humanitários destinados a pessoas em situações de vulnerabilidade, como mulheres solteiras com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves, para uma transferência de forma segura para Itália, que solicitaram asilo. Os corredores humanitários preveem a chegada, no período de dois anos, de mil refugiados na maior parte do Líbano, a maioria sírios que fugiram da guerra. Até agora, já chegaram 500 e outros tantos chegaram em 2017.

A OIM -  entre as inúmeras atividades desenvolvidas em Itália - está atualmente envolvida no programa de restabelecimento (Resettlement) de migrantes sírios em Itália e de recolocação (Relocation) para estados membros da União Europeia e desenvolve há mais de 10 anos actividades de assistência aos migrantes nos principais locais de desembarque na Sicília, Puglia e Calabria. Os escritórios da OIM no mundo estão constantemente envolvidos em programas de apoio aos migrantes vitimas de crises humanitárias. Entre estes, têm particular relevância as actividades de apoio aos migrantes que passam nos centros de trânsito em Agadez e Niamey, geridos directamente pela missão da OIM na Nígéria.
"A assinatura do memorando de entendimento com a Comunidade de Sant'Egidio" ", conclui Federico Soda, insere-se numa política de colaborações humanitárias já estabelecida dentro da nossa organização e esperamos que possa começar novas iniciativas para oferecer apoio e assistência a cada vez mais migrantes e refugiados ".


 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
14 Novembro 2011

Roma, no Auditorium Antonianum, domingo 13 de Novembro: cerimónia inaugural do novo ano lectivo da escola de língua e cultura italiana e a entrega de diplomas.

IT | ES | DE | FR | PT | CA | NL
todas as novidades
• DIVULGAÇÃO
13 Março 2018
RP ONLINE

Flucht, Abi, Studium

27 Fevereiro 2018
Agenzia SIR

Corridoi umanitari: Impagliazzo (Comunità Sant’Egidio), “polemiche politiche finiranno ma il futuro è nell’integrazione”

27 Fevereiro 2018
Avvenire

Cei. Atterrati a Roma 113 profughi. «La cooperazione fra istituzioni fa miracoli»

27 Fevereiro 2018
Vatican Insider

Corridoi umanitari, 114 profughi dall’Etiopia. Galantino: no allo sciacallaggio politico

27 Fevereiro 2018
Vaticannews

Corridoi umanitari: 114 nuovi arrivi dall’Etiopia

27 Fevereiro 2018
La Repubblica

Profughi, dal Corno d'Africa a Roma corridoio umanitario per 114 persone

todos os press releases
• PENA DE MORTE NO
10 Outubro 2017

On 15th World Day Against the Death Penalty let us visit the poorest convicts in Africa

7 Outubro 2015
UNITED STATES

The World Coalition Against the Death Penalty - XIII world day against the death penalty

5 Outubro 2015
EFE

Fallece un preso japonés tras pasar 43 años en el corredor de la muerte

24 Setembro 2015

Pope Francis calls on Congress to end the death penalty. "Every life is sacred", he said

12 Março 2015
AFP

Arabie: trois hommes dont un Saoudien exécutés pour trafic de drogue

12 Março 2015
Associated Press

Death penalty: a look at how some US states handle execution drug shortage

9 Março 2015
Reuters

Australia to restate opposition to death penalty as executions loom in Indonesia

9 Março 2015
AFP

Le Pakistan repousse de facto l'exécution du meurtrier d'un critique de la loi sur le blasphème

9 Março 2015
AFP

Peine de mort en Indonésie: la justice va étudier un appel des deux trafiquants australiens

28 Fevereiro 2015
UNITED STATES

13 Ways Of Looking At The Death Penalty

15 Fevereiro 2015

Archbishop Chaput applauds Penn. governor for halt to death penalty

11 Dezembro 2014
MADAGÁSCAR

C’est désormais officiel: Madagascar vient d’abolir la peine de mort!

ir para nenhuma pena de morte
• DOCUMENTOS

Speech of Marco Impagliazzo at the UN Security Council on the situation in the Central African Republic

Dossier: What are the humanitarian corridors

todos os documentos

FOTOS

484 visitas

477 visitas

443 visitas

431 visitas

498 visitas
todos os meios de comunicação relacionados