change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
18 Julho 2017 | BERLIM, ALEMANHA

A mensagem dos jovens de Berlim à Europa: No More walls, mais muros não.

A manifestação promovida pelos jovens de Sant'Egídio do bairro multiétnico de Neukölln por uma sociedade de convivência

 
versão para impressão
Centenas de pessoas encheram a praça principal em Neukölln, bairro multiétnico de Berlim para a manifestação o “No more Walls”, Mais muros não. Organizada pelos Jovens pela Paz da Comunidade de Sant'Egídio no passado dia 15 de julho.

A idéia dos jovens foi oferecer um espaço de festa e encontro aberto a todos os habitantes da capital alemã: da periferia ao centro, pessoas de todas as idades e de diversas nacionalidades participaram nesta festa do conviver, recusando a lógica do medo e dos muros que nos últimos tempos ganha força na Europa.
 
Banda alemã, músicos sírios, crianças, idosos e refugiados, revezaram-se no palco entre apresentações e testemunhos- Como o de Somaye, uma menina afegã que vive na campo de refugiados em Hohenschönhausen e frequenta a Escola da Paz de Sant'Egidio: "O Afeganistão seria um país muito bonito, mas existe a guerra. A guerra sempre lá esteve. Ou pelo menos eu não me lembro de uma época em que havia paz no Afeganistão

Comovente foi o testemunho de Mohammed e George - um muçulmano o outro cristão - que em Aleppo tocavam juntos numa banda e que se reencontraram em Berlim, onde finalmente recomeçaram a reencontrar-se: também a música pode ajudar a construir pontes.
Histórias de fuga de guerra, a integração na Alemanha, de amizade com os idosos e os pobres, histórias de pontes: a partir de Neukölln os jovens enviaram uma mensagem: eles que são o futuro da Europa querem construir pontes, não muros.