Hoje, no segundo dia da sua primeira visita em África, o Papa Bento XVI encontrou em Yaoundé, nos Camarões, uma delegação da Comunidade de Sant’Egidio, composta pelos participantes do curso do DREAM para a África francófona, acompanhados pelos responsáveis da Comunidade de Sant’Egidio dos Camarões. Guineenses, Congoleses e Camerunenses acolheram festivamente o Papa com cânticos e aplausos. O encontro decorreu na Nunciatura Apostólica onde o Papa vive nestes dias, localizada sobre o Monte Febé, que predomina a cidade.
Depois de ter cumprimentado afectuosamente os presentes, Bento XVI contou de ter “ falado de vós durante a viagem e do vosso trabalho contra a Sida”. “Conheço o vosso trabalho - acrescentou - e tudo aquilo que fazeis. Rezo por vós e também vós deveis rezar por mim”
Foram apresentados ao Papa os participantes do curso e ilustrados os resultados e as novidades do programa DREAM em África, presente em 10 Países do continente. Uma ênfase especial foi posta sobre o tratamento completo e gratuito, uma verdadeira resposta ao desafio da Sida. O tratamento é também a verdadeira prevenção.
Despedindo-se, o Papa lançou à todos uma saudação de parabéns ao afirmar: “DREAM: um sonho que se tornou realidade!”. Na noite anterior os participantes ao curso juntamente com a Comunidade de Sant’Egidio dos Camarões tinham saudado o Papa com cânticos e manifestos de boas-vindas durante a sua chegada em Yaoundé.
No dia anterior, durante o voo com direcção aos Camarões, o Papa tinha louvado o trabalho contra o Hiv-Sida levado a cabo por muitas organizações católicas, e tinha destacado a Comunidade de Sant’Egidio.
|