Há mais de um ano que o sábado é um dia especial em Nhangau: os idosos hóspedes do centro de Acção social recebem a visita dos seus amigos da comunidade Dream da Beira.
A vida quotidiana em Nhangau é marcada por muitas dificuldades (pouca comida, falta de roupas, fraqueza do corpo, o isolamento …) mas a alegria deste encontro e o próprio encontro, ilumina os rostos de todos.
Mal se espalha a notícia da chegada dos amigos, os idosos (mas também várias crianças e alguns leprosos) começam a chegar vindos das várias casas que formam o instituto; alguns caminham com a ajuda de uma bengala de cana, outros “correm” com a cadeira de rodas, muitos (cegos) deixam-se levar pelas crianças. Todos têm pressa de abraçar os amigos…
Começa-se a preparar a festa.
Chegam as saudações da Maria (95 anos) do movimento Viva os idosos de Nápoles que juntamente com outros “se geminou” com Nhangau adoptando à distância as pessoas que aqui vivem.
Dois magníficos bolos selam esta amizade sem confins.
A Amélia, belíssima com a cabeça enfeitada com um tecido tradicional e grandes brincos entoa um canto que diz “Deus lembrou-se de nós…” e começa a dançar.
Ainda há um motivo de grande alegria: o Matias recorda o dia 4 de Outubro, aniversário da paz em Moçambique: a Páscoa, logo imitada pelos outros, exclama: Aleluia!
Despedimo-nos cantando “A paz do Senhor abraça todo o mundo” e com um até breve, até ao próximo sábado!
|