Savé é uma pequena cidade do Benim, afastada da capital Cotonou, mas desde algum tempo é o centro de numerosas iniciativas.
Aqui a Comunidade de Sant'Egídio começou a trabalhar contra os preconceitos que põem à margem todos os que , pela sua idade, ou pela sua condição, são considerados diferentes.
Um bom numero de jovens tornou-se amigos de idosos abandonados e de algumas crianças da historia difícil que vivem marginalizados na cidade, vistos sem qualquer motivo, com desconfiança e medo, por vezes considerados, como “feiticeiros” e por isso a manter longe.
É neste contexto que Sant’Egídio organizou no domingo 30 de Outubro, no colégio católico local, um encontro inter-religioso, ligado ao 25º aniversário do histórico encontro de Assis por desejo de João Paulo II em 1986: uma ocasião para dizer “não” aos conflitos, grandes e pequenos, em nome da religião, mas também para convidar toda a população a por de parte preconceitos e a reconciliar-se com todos os pobres e marginalizados da cidade com um grande abraço de paz. A pequena cidade respondeu positivamente com a sua participação dos máximos representantes locais da Igreja católica e protestantes, das religiões tradicionais, do islão e das autoridades civis.
Uns ao lado dos outros e juntos os idosos e as crianças da rua “convidados de honra” da Comunidade.
Depois de ter sublinhado a necessidade do conviver como única via possível a percorrer para construir a coesão social deixou um forte apelo para uma paz que nasça da mudança dos corações.
Para sublinhar a sua adesão ao apelo, no final da cerimónia os representantes levaram em procissão o “candelabro da Paz” antes de libertar algumas pombas, símbolo da paz encontrada e a construir.
OUTRAS IMAGENS |
|
|
|
A procissão com o "castiçal da paz" |
A libertação das pombas |