Iniciou-se uma serie de visitas oftalmológicas para os idosos hospedes no internado municipal de Lingwala em Kishasa. A Comunidade de Sant’Egidio com a ajuda das Irmãs Pobres de Bergamo e da associação Action Vision pude efectuar as visitas oftalmológicas para todos os idosos. Para eles, foi um momento particularmente emocionante, porque para muitos o último exame médico especializado pertencia a memórias de infância.
No internado municipal tem uma pequena enfermaria, mas além da falta de remédios, tem uma total falta de “coração”. Todos os idosos foram visitados nos seus próprios quartos e foi uma ocasião para manifestar também outras necessidades médicas, que foram anotadas, com o compromisso de uma próxima visita com instrumentos e tratamentos adequados.
Uma das idosas internadas, Madeleine, foi parteira na sua juventude, e por isso sempre tenta se tratar sozinha. E tirou para fora por essa ocasião a sua bata de 1957, e disse-nos: “O dia em que o Senhor me chamar quero vestir esta bata”.
Para quatro dos internados foi diagnosticado cataratas e poderão logo ser operados. A amizade com os idosos abriu-nos muitas portas e permite-nos de “olhar” para outros horizontes.