“Saio rejuvenescido e fortalecido por esta visita." Com estas palavras, o Papa Bento XVI concluiu hoje sua visita à casa, "Viva os idosos", onde a Comunidade de Sant'Egidio acolhe idosos que têm dificuldades.
Uma festa de povo: em volta da casa, nas ruas que sobem ao Gianicolo, reuniram-se em muitos, desde de manhã, para saudar o Papa e lhe agradecer a sua presença, pela terceira vez em seu pontificado, num dos lugares da vida da Comunidade de Sant'Egidio.
Festa para os hospedes da casa: idosos que vivem em condições de dificuldade, por doença, pobreza, solidão e hoje gozam do calor de um lar e de uma companhia amorosa com a Comunidade de Sant'Egido.
Festa de jovens, alguns muito jovens, que ao cuidar dos idosos aprendem a compreender o valor deles, realizando aquela aliança entre as gerações, tão necessária. Aqui, de facto, "os jovens têm visões de vida, já não temem mais a fraqueza dos idosos, que se torna sim uma ocasião de encontro e de amor. E os idosos são mestres de carinho e de humanidade, ao ver em que os ajuda quase um anjo. Os idosos sonham e os jovens têm visões”.
O papa foi recebido por Andrea Riccardi, fundador da Comunidade, e Marco Impagliazzo, presidente. Visitou a casa-família, conversou com os idosos, escutando suas histórias e mostrando interesse para suas vidas. Num dos apartamentos onde os idosos vivem demorou para tomar chá. Descerrou uma placa em memória deste evento, e antes de deixar a casa, dirigiu a todos palavras de grande carinho.
Para tornar todos partícipes desta festa, publicamos os textos do encontro, as fotos e alguns vídeos:
O discurso do Papa e a sua saudação final (texto)
A saudação de Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant’Egidio (texto)
A intervenção de Enrichetta Vitali (texto)
VÍDEO - Os destaques em vídeo da visita
VÍDEO - O encontro com os idosos da Casa
VÍDEO - O Papa encontra os jovens
VÍDEO - Entrevista com Dom Paglia, Presidente
Pontifício Conselho para a Família
GALERIA DE FOTOS |