A paz, o diálogo entre as religiões, o abandono dos idosos e a solidariedade para as comunidades afetadas pelo trágico acidente de M'batto que causou a morte de nove jovens e o ferimento de outros, foram os temas centrais do primeiro dia da visita de Marco Impagliazzo na Costa do Marfim. A delegação da Comunidade de Sant'Egidio encontrou algumas autoridades institucionais, incluindo o Presidente Guillaume Soro e os Vice- Presidentes da Assembleia Nacional e o primeiro-ministro Kablan Duncan. Soro e Duncan agradeceram à Comunidade para o papel de pacificação realizado durante os dez anos (2002-2011) da crise política, de grande instabilidade e guerra civil no País.
Por sua vez, Marco Impagliazzo agradeceu ao governo da Costa do Marfim para o apoio imediato aos feridos no acidente de M'Batto, que estão agora com saudáveisdepois que tiveram alta. (Assista ao vídeo)
O último dos feridos , Felix, foi visitado no hospital (nella foto).
Também foi abordada a questão da condição dos idosos, muitos dos quais vivem em solidão e no abandono nas grandes cidades do País. A Comunidade de Sant’Egdio planeja construir pequenas casas-família para os idosos que vivem sozinhos, com o apoio dos jovens.
Um importante encontro foi realizado na casa da Comunidade com alguns imãs com os quais durante a crise política se tem construído uma rede de diálogo que conseguiu conter a violência em alguns bairros da cidade. Os mesmos imãs estão do lado da comunidade na realização do dia de Cidades pela vida e para uma cultura de vida que se opõe aos linchamentos.
|