Ouellé é uma pequena cidade a leste da Costa do Marfim que vive da agricultura e do comércio. Neste lugar tranquilo, longe da capital Abidjan, uma megalópole de 4 milhões de habitantes, onde não parece haver sérios problemas sociais, esconde-se a dificuldade dos mais fracos. Os idosos, até poucos anos atrás venerados, pelo menos em palavras , pela parte activa da população, recebem sempre menos cuidados ou são abandonados, muitas vezes escondidos do olhar dos outros, cada vez mais sozinhos em casas precárias.
A Comunidade de Sant'Egidio de Ouellé veio a conhecê-los nas suas casas e, há alguns anos, tornou-se um ponto de referência para eles. Mas também descobriu os muitos preconceitos que cercam os idosos na Costa do Marfim , como o que "eles comem a vida dos outros" por terem chegado àquela idade e por terem a graça de viver e de serem acusados de feitiçaria. Os preconceitos que muitas vezes se transformam em verdadeiras condenações para muitos deles , com consequências graves: não somente marginalização, mas também espncamentos e até linchamentos.
"Vive les Ainés " (Viva os idosos) pretende reconciliar a população de Ouellé com os seus idosos, ao propor aos seus jovens e aos seus adultos de encontrá-los de novo e de se aproximarem deles, para reconstrur juntos uma família de gerações em harmonia e não em conflito uns com os outros.
|