De 4 a 6 de Julho realizou-se em L'viv, o congresso anual das Comunidades de Sant'Egidio da Ucrânia (vindas das cidades de Kiev, L’viv e Ivano-Frankivsk). Considerando a particularidade do momento que o país está a atravessar, o congresso terminou com uma oração pela paz na Ucrânia e em todas as terras a nível da cidade na igreja dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, uma das mais antigas no centro da cidade.
Na oração participaram mais de 300 pessoas, incluindo muitas pessoas pobres que se tornaram amigos da comunidade de L'viv e os rapazes do movimento dos "Jovens pela Paz", nestes dias de viagem para o "Tour da solidariedade", que vai atravessar 10 cidades do país.
Grande foi a emoção quando ecoaram os nomes de todos os países onde os conflitos estão actualmente em curso, para cada um dos quais uma vela foi acesa.
Na Ucrânia está a tornar-se cada vez mais urgente o pedido de paz, e o tema da paz tem sido o foco do congresso das Comunidades Ucranianas de Sant'Egidio, que se interrogaram sobre como responder aos pedidos que esta nova fase histórica do país está a colocar. |