ROMA – Após o anúncio da viagem apostólica do Papa Francisco à Turquia, o fundador da Comunidade de Sant’Egidio prof. Andrea Riccardi divulgou na agência Ansa a seguinte declaração:
"Não é apenas uma tradição que continua, mas a presença do Papa em Istambul é um sinal muito importante, que mostra o seu interesse para a primeira sede da Ortodoxia e através dela para aquele mundo complexo de coabitação inter-étnica e inter-religiosa que sempre viveu e que ainda vive na cidade do Bósforo”.
"Nos passos de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, o Papa Francisco encontra a complexa coexistência multi-religiosa e multi-étnica de Istambul, mas também o governo turco, num momento tão delicado para o equilíbrio no Oriente Médio”.
"O encontro entre o Papa e o Patriarca Ecumênico não é um ritual, mas pode ser a premissa de uma solidariedade na amizade com outros primatas das Igrejas Ortodoxsa e novos encontros do papa com os líderes das Igrejas Orientais e do Oriente Médio”.
"Papa Francisco tem repetidamente encontrado o patriarca Bartolomeu, mas com a sua viagem, ele pretende ir para a sede do patriarcado e da cidade de Istambul. Não é apenas um encontro, mas uma visita a um mundo". |