Uma invocação de paz para todos os países e as regiões do mundo onde há guerra, levantou-se da basílica de Santa Maria in Trastevere, onde uma centena de bispos de todo o mundo, reunidos em Roma para um congresso com a Comunidade de Sant'Egidio, orou para o fim de toda a violência, juntamente com muitos romanos e outros.
Na sua pregação, o bispo católico armênio de Alepo, Boutros Marayati, testemunhou a dor e a esperança de paz do seu povo. Foram, então, lidos os nomes de todos os países e as regiões vítimas da guerra e da violência generalizada, para os quais foram acesas umas velas, como sinal de esperança para um futuro de paz. "Esta oração é um grito - disse o fundador de Sant'Egidio Andrea Riccardi - um protesto diante de Deus, como disse o papa Francisco, contra a guerra e violência".
A celebração contou com a presença do Bispo de Damasco Armash Nalbandian, Primaz da Igreja armênia da Síria, o arcebispo de Yaoundé (Camarões) Jean Mbarga, o Bispo nigeriano Martin Igwe Uzoukwu, o Bispo de Faisalabad Joseph Arshad, o Bispo de Maradi, no Niger, dom Ambroise Ouedraogo, e o padre Jesus Delgado, secretário de Mons. Romero.
|