Enquanto continua a crise política no Burundi, a Comunidade de Sant'Egidio está ao lado das camadas mais pobres da população: crianças e idososi. Ontem, no bairro de Kinama, na periferia norte de Bujumbura, uma delegação de Roma, composta por Dom Matteo Zuppi e o Padre Francesco Tedeschi, ajudou na distribuição de uma parte da ajuda alimentar angariada através da campanha de solidariedade promovida pela Comunidade.
Havia mais de 300 pessoas, incluindo idosos e crianças com as suas famílias, que receberam uma porção de alimentos, cada um contendo 6 quilos de feijão, arroz, açúcar e sabão.
Nos próximos dias, a distribuição chegará em outros bairros da cidade, onde a vida é cada vez mais difícil. As manifestações e a crise econômica levaram ao encerramento de muitas empresas, e para muitos idosos que vivem sozinhos e não podem deslocar-se para outros bairros, este tipo de ajuda é essencial para continuar a viver. Neste período muitos pobres no Burundi estão a sofrer por causa do isolamento e da violência, a presença da Comunidade de Sant'Egidio, que os apoia e os conhece de uma maneira pessoal, representa uma barreira para um clima de conflito em que os pobres riscam de ser as principais vítimas.
|