Continuam na Costa do Marfim as iniciativas pela paz e a reconciliação, promovidas pela Comunidade de Sant’Egidio depois que, no mês de Abril passado, terminou uma longa crise política, que teve momentos de grave violência, com uma guerra civil que, ao longo de 9 anos, dividiu em dois o País. As Comunidades de Abidjan, em particular, estão a realizar um calendário repleto de conferências nos bairros e nos lugares onde ainda há um clima de tensão e de desconfiança mútua.
Sábado 29 de Outubro, foi a vez de uma mesa redonda organizada, de forma significativa, dentro da “cité policière” do Plateau, no centro da cidade, lugar onde vivem centenas de funcionários da polícia costa-marfinense com as suas famílias.
Na conferência, que foi intitulada “Construamos a paz hoje para garantir o amanhã”, e que viu a participação de duzentas pessoas de idades diferentes, depois da mensagem da Comunidade, tomaram a palavra representantes da diocese de Abidjan, da Câmara Municipal, dos jovens muçulmanos e a presidente das mulheres do Comité Superior dos Imãs costa-marfinenses. Foi mostrado também um vídeo sobre o “Espírito de Assis”, em memória do encontro interreligioso desejado por João Paulo II em 1986, e recordado no seu XXV aniversário, a 27 de Outubro passado, com a visita de Bento XVI na cidade de São Francisco.
No fim, todos concordaram com a necessidade de organizar um novo encontro para continuar o trabalho de sensibilização para a não-violência, a partir dos mais jovens.