Uma grande sala, cheia de cores, reuniu mais de 400 pessoas de diferentes filiações religiosas a 9 de Setembro, em Yaoundé, capital dos Camarões.
Estavam representadas todas as principais componentes religiosas da sociedade camerounese: a Igreja Católica (Com o dom Jean Zoa e o dom Essama), os ortodoxos (com o padre Etendii e o pdrei Damien), protestantes (com o Rev. Ntonga Memouna), muçulmanos (com vários imãs, incluindo o Grand Imã Adamou, o imã Sadou e o imã Djibril), os judeus (com o rabino Jean). Todos testemunharam a sua gratidão a Sant’Egidio para o compromisso de levar adiante este espírito de diálogo num país que sente fortemente neste momento a ameaça de Boko Haram.
O encontro, em conjunto com o de Antuérpia, teve o mesmo título 'La Paix est l'avenir - Religions et culture en dialogue, cent ans après la première guerre mondiale" e terminou com a assinatura do Apelo de Paz.
Junto com a oração pela paz, foi feita uma especial lembrança das vítimas da epidemia de Ebola.
No final da cerimônia todos acenderam uma luz de paz comprometendo-se em trazê-la nas suas respectivas comunidades, porque Yaounde e os Camarões inteiros sejam iluminados pelo entusiasmo e o compromisso com o diálogo e a paz.
|