Durante uma conferência de imprensa no Centro DREAM para Criança em Maputo, juntamente com os responsáveis do Programa BRAVO! e do programa DREAM, Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, lançou o programa DREAM 2.0 acrônimo que significa "Disease Relief through Excellent and Advanced Means", o seja: a libertação das doenças através de meios avançados e excelentes.
O programa é um desenvolvimento de DREAM que começou em Moçambique em 2002 e ocupar-se-á, juntamente ao tratamento da SIDA e à desnutrição, também das principais doenças crónicas e tumores que afectam os pacientes moçambicanos, incluindo a tuberculose, a malária e outras doenças. (IR PARA O SITE PARA SABER MAIS).
Com satisfação, também foi anunciado que em2015 nos 12 Centros do Programa DREAM in Mozambico não nasceu nenhuma criança doente de mãe seropositiva, um dado melhor do que os registados na Europa.
A conferência foi também uma oportunidade para ilustrar as atividades das 150 comunidades no País, destacando os próximos passos de seu compromisso: promoção da condição das mulheres; apoio aos idosos que vivem sozinhos nas cidades e aldeias; crescimento das Escolas da Paz e alargamento do movimento dos Jovens pela Paz.
No mesmo dia foi inaugurado por Marco Impagliazzo na Matola, grande centro, nos arredores de Maputo, o posto de registo civil do programa BRAVO! após os de Nampula e Beira. O posto está localizado no Centro de Saúde da Matola 2 junto à maternidade para ajudar as famílias no registo dos seus filhos, proporcionando-lhes proteção legal. BRAVO! até agora tem registado 50.000 pessoas em todo o País. A primeirs criança registatda chama-se Paulo.
Uma delegação da Comunidade tinha sido recebida na segunda-feira pelo Presidente de Moçambique Filipe Nyusi. Durante a visita Marco Impagliazzo apresentou ao novo Presidente da República a evolução das actividades da Comunidade no País: a proteção dos idosos, das crianças, das mulheres, dos prisioneiros, juntamente com o trabalho constante em prol da paz. O Presidente Nyusi também foi atualizado sobre o alargamento do programa DREAM e os resultados alcançados pelo Programa BRAVO! que atingiu o registo de 50.000 pessoas e promoveu três sessões de formação para ativistas e agentes do estado civil. O Presidente expressou profundo apreço pelo trabalho da Comunidade no País e agradeceu pelo seu empenho na implementação do processo de paz, dizendo entre outras coisas: "Entre Moçambique e Sant'Egidio existe uma relação natural fundada sobre uma amizade de décadas". Ele garantiu o apoio do seu governo para o programa DREAM 2.0, e, em seguida, felicitou-se pelos resultados do programa BRAVO! que segundo ele representa um segundo nascimento para os que se registam. "São programas - continuou o presidente - que fortalecem a paz, porque não há paz sem desenvolvimento”. |